Uma familia de Inovadores

Auditoria Externa ISO 9001:2008
13/04/2017

FONTE: 04/12/14 / por mais materia / http://www.revistamaismateria.com.br/uma-familia-de-inovadores/

O empreendedorismo é uma das áreas que mais atrai a atenção de estudiosos. É considerada a mola propulsora do desenvolvimento de uma região ou de um país. São os empreendedores que estimulam o progresso, criando novas e melhores formas de agir. As escolas buscam no seu conceito de educação formar pessoas empreendedoras, capazes de mudar uma realidade através da inovação.

Casos como o da família De Costa nos trazem algumas lições de como formar cidadãos corretos, trabalhadores e empreendedores. Oscar Machado e Maria De Costa criaram dez filhos em meio a plantação de arroz na localidade de Pirataba, no interior de Torres. A lida diária no campo, nunca tirou a alegria e a vontade de prosperar dessa família que é a terceira geração de imigrantes que vieram de Treviso, na Itália, por volta de 1890. Dos 10 filhos, hoje seis possuem empresas na cidade de Cachoeirinha e Gravataí, localidade que escolheram em 1976 com a chegada da mecanização da terra.

Antes de escolherem o Vale do Gravataí, ainda buscaram novas oportunidades no Paraná, na cidade de São Miguel do Iguaçu, com o cultivo da soja. Todos lembram com orgulho dessa época, mas salientam das dificuldades encontradas, como a necessidade de derrubar a mata das terras que adquiriram, o que levou em torno de dois anos. “Todos os irmãos têm calos nas mãos dessa época, é a nossa história, escrita com muito trabalho”, revela Osvaldo.
Seu Oscar em um determinado momento viu que a família estava se separando e decidiu que era hora de todos partirem juntos em busca de novas oportunidades, agora na cidade grande. “O nosso pai quis vir para a Grande Porto Alegre, não pensando nele e na mãe, mas em nós, os filhos. Apesar de ser analfabeto, o pai tinha uma visão do mundo e do futuro. Praticamente se arrebentou trabalhando para comprar terras e criar dez filhos, nos dar estudo e ter um futuro melhor”, revela Oli Costa Machado.

Chegando na região cada um buscou por cursos profissionalizantes, principalmente, como torneiro mecânico. Cada um foi trilhando seu caminho, sempre unidos pela sua história. Os seis irmãos empreendedores faziam aquilo que sabiam: trabalhar com afinco.

O primeiro irmão a empreender foi Oli, que em 1984, fundou a Usicosta Indústria de Bombas de Vácuo. Em 1987, Doraci Costa Machado fundou a empresa metalúrgica Tornesul no município de Gravataí, com o objetivo de oferecer usinagem de alta qualidade. A Trattel surgiu em 1998 para prestar serviço em tratamentos térmicos em aços ferrosos e não ferrosos, sob a supervisão de Donato. Em 1999, Osvaldo Costa Machado abre a Industintas, empresa especializada na prestação de serviços de revestimentos de substratos e industrialização de tintas para pintura de manutenção industrial e predial. Em 2003, Osmar Costa Machado fundou a D’Costa Injeção Plástica que faz matriz para ordenhadeiras. A ForteVácuo Indústria e Comércio foi fundada em outubro de 2010, na cidade de Gravataí, é uma empresa especializada na fabricação de bombas de vácuo para ordenhadeiras e na prestação de serviços de usinagem. Dos outros irmãos, Sueli Costa Machado é costureira e possui uma facção de roupas em Sombrio (SC), Irineo Costa Machado é engenheiro eletricista e atualmente mora em Pernambuco, Julio é mecânico de máquinas agrícolas, e está aposentado e Adi, em memória, era agricultor e morava ainda em Pirataba.

Sobre a veia empreendedora que a família tem, todos afirmam que não existe fórmula mágica, existe vontade de trabalhar. “A única coisa que a gente sabe fazer é levantar todos os dias e trabalhar, se precisar pegar uma pá de novo e capinar, vamos fazer isso e vamos fazer bem feito”, revela Osmar. Todos carregam o orgulho de suas origens. Pirataba ainda está presente na vida da família. Algumas vezes por ano, os irmãos, com suas esposas e filhos, voltam a sua cidade natal e participam das atividades da cidade, fazem churrasco e reecontram os amigos. A vida difícil no campo é a mola propulsora para liderarem os seus negócios com excelência e seriedade. Carregam no peito as lembranças e ensinamentos do Seu Oscar e da Dona Maria, ainda como se fosse possível escutar os conselhos nos momentos de maior dificuldade. São pessoas que construíram a sua história sem nunca esmorecer ou fazer o mal. Unidos pelo sangue e pelo respeito.

 

USICOSTA – A Usicosta iniciou as suas atividades há 30 anos sempre trabalhando com inovação e produtividade. Ao longo desse tempo foi pioneira na busca de novas tecnologias e conquistou posição de destaque no fornecimento de bombas de vácuo para ordenhadeiras no Brasil. Os produtos Usicosta são, em praticamente sua totalidade, desenvolvidos e manufaturados pela própria empresa, e submetidos a um rígido controle de qualidade por profissionais capacitados e preparados, com longo tempo de atuação no ramo.

As bombas de vácuo com a marca Usicosta ou BVU têm baixa manutenção, garantia de qualidade e excelente acabamento. Elas ainda oferecem melhor desempenho e menor desgaste. As bombas são 100% testadas e seus dados são registrados para rastreabilidade e garantia de um bom funcionamento, que lhes renderam a Certificação ISO 9001 desde 2006. A Usicosta busca a excelência através de conhecimento dos processos produtivos e tecnologias disponíveis no mercado. A melhoria contínua e o pioneirismo servem como base para a qualidade quando o assunto é bomba de vácuo e componentes para ordenhadeira.  Atualmente, a empresa deu início a fabricação de bombas para a indústria em geral.

 

TORNESUL – A Tornesul foi fundada em 1987 em Gravataí como uma empresa metalúrgica de pequeno porte. Desde o seu nascimento a Tornesul buscou a conquista de clientes oferecendo usinagem com alta qualidade, com seriedade e competência. Atualmente a Tornesul está localizada em sede própria na cidade de Cachoeirinha, conta com um parque fabril altamente desenvolvido, oferecendo soluções no desenvolvimento de peças industriais usinadas leve e pesada. Com a solidez do mercado, a empresa conta com máquinas e instrumentos de última geração e colaboradores altamente qualificados para oferecer a satisfação aos seus clientes. Fundada pela irmã Doraci Costa Machado, hoje é administrada pelos filhos Altermir e Ademir.

 

TRATTEL – A Trattel trabalha desde 1998 com a prestação de serviços de tratamento térmico em aços ferrosos e não ferrosos. Está sediada na Rodovia RS 118 em Gravataí, em uma área de 10.000m² e pavilhão de 1.500m² de área construída. A localização é privilegiada, tendo acesso próximo para Porto Alegre, região metropolitana e serra gaúcha. A empresa está equipada com fornos que permitem a execução dos mais variados processos de tratamento térmico, tanto para pequenas peças como também para peças pesadas. O laboratório metalúrgico, instalado na empresa, garante um rígido controle de qualidade. A Trattel se orgulha em exibir uma estrutura eficiente, que possibilita oferecer uma vasta gama de processos de tratamento térmico, sendo o maior patrimônio da empresa a confiança depositada por seus clientes.

 

INDUSTINTAS – A Industintas evoluiu ao longo dos seus 15 anos acompanhando as necessidades do mercado na área de revestimentos e industrialização de tintas para pintura industrial e predial. O comprometimento e o respeito das suas ações junto ao meio ambiente tornam a Industintas uma empresa que se preocupa com a qualidade em todos os seus níveis. Atuando dentro das normas do ISO 9001:2008, além da produção revestimentos e tintas, oferece recursos humanos e logísticos para aplicação do que produz. Dentre a linha de produtos estão acrílicos, anti-chamas, altas temperaturas, borracha clorada, demarcação viária, esmaltes sintéticos, seladores, massa corrida, epóxi, poliuretanos e solventes. A Industintas faz parte do seleto grupo de fornecedores da Gerdau, onde atuam empresas que cumprem rigorosos critérios de avaliação. A busca constante pela evolução com qualidade e comprometimento com a satisfação dos clientes faz com que a empresa seja destaque hoje no Estado no segmento em que atua.

 

D´COSTA – A D’ Costa Injeção Plástica completou em 2013 seus 10 anos de atuação. A ideia surgiu de uma necessidade do mercado na produção de matrizes para ordenhadeiras. O passar dos anos fez com o empresário Osmar de Costa Machado conquistasse a confiança de seus clientes. Apesar do mercado ser bem competitivo, a D’Costa oferece injeção própria, menor preço e qualidade. Osmar acredita que um controle mais rigoroso desde o produtor até a indústria ajudaria o ramo a ganhar mais fôlego, além de mais incentivos para capacitação de mão de obra.

 

FORTE VÁCUO – A Forte Vácuo Indústria e Comércio fundada em outubro de 2010, na cidade de Gravataí, é uma empresa especializada na fabricação de bombas de vácuo para ordenhadeiras e na prestação de serviços de usinagem.  Seus produtos foram desenvolvidos a partir da experiência adquirida por mais de 16 anos de seu fundador atuando neste segmento. Baseando-se em conceitos técnicos e melhorias, foi desenvolvido as bombas de vácuo FBV, com o objetivo de oferecer ao mercado produtos de qualidade e com valor competitivo. Tem como missão produzir e comercializar bombas de vácuo para ordenhadeiras e prestar serviços de usinagem com qualidade, utilizando as tecnologias disponíveis, oferecendo soluções para as necessidades do mercado e que atenda as expectativas dos clientes, colaboradores e empresa, respeitando o meio ambiente. A ForteVácuo está comprometida com a qualidade, melhoria contínua nos processos e produtos, com a satisfação dos clientes , colaboradores e a sociedade, respeitando o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *